Regulamento da 6ª Edição

PRÉMIO NACIONAL DE PUBLICIDADE

1. O PRÉMIO NACIONAL DE PUBLICIDADE tem por objeto a promoção da atividade publicitária, através do reconhecimento da qualidade dos trabalhos publicitários e institucionais exibidos e veiculados, premiando os que pela sua criatividade e originalidade contribuem para o desenvolvimento do mercado publicitário em Cabo Verde.

2. O PRÉMIO NACIONAL DE PUBLICIDADE é organizado pela EME-MARKETING & EVENTOS, que detém o registo do título.

3. O PRÉMIO NACIONAL DE PUBLICIDADE está aberto a todas as Agências, Produtoras, Gráficas, Media, Criativos de Publicidade e Estudantes Universitários em Cabo Verde

4. Os trabalhos concorrentes ao PRÉMIO NACIONAL DE PUBLICIDADE referem-se às áreas de Televisão, Rádio, Print (Jornal/Revista/Poster/folheto/Billboard), Internet, Branding, Branding Activation. 

5. Os trabalhos a concurso devem ter como razão de ser, a publicidade, seja de bens de produção e consumo, de serviços, de empresas ou de instituições, devendo ser assinados por Agências, Criativos, Empresas ou Instituições com existência real e por Estudantes Universitários que tenham sido destinados a exibição e veiculação, no território nacional.

6. Não serão aceites trabalhos que violam leis ou regras regulatórias de conduta em Cabo Verde.

7. São admitidas ao concurso peças criadas e comprovadamente divulgadas no período entre 1 de janeiro a 31 de dezembro.

8. Para inscrição no concurso, os concorrentes pagarão uma taxa conforme o ponto 37 do presente regulamento.

9. O prazo para a inscrição das peças a concurso, mediante o pagamento da respetiva taxa, decorre de 1 a 31 de janeiro do ano seguinte.

10. Cada peça e cada campanha a concurso, deve possuir a respetiva ficha de inscrição e ficha técnica.

11. A ficha de inscrição, assim como o respetivo pagamento ou a documentação bancária comprovativa desse pagamento, devem dar entrada no prazo estabelecido no número 9 (nove), por mão própria na sede da EME – MARKETING & EVENTOS, sita na Av. Santiago, Palmarejo, Praia., por upload no site www.pnp.cv, ou enviados por correio físico para a sede da EME – MARKETING & EVENTOS, sita na Av. Santiago, Palmarejo, Praia, CP 835, sendo neste caso o carimbo dos correios até 31 de janeiro.

12. Cada peça ou campanha a concurso não pode ser inscrita por mais do que uma entidade ou em mais do que uma categoria de prémios. A apresentação de candidaturas de peças iguais com designação diferente determina a exclusão imediata de todas essas peças da lista de candidatos. 

13. A apresentação de candidaturas de peças diferentes acerca de um mesmo produto ou serviço em categorias diferentes determina a desclassificação imediata, pois o conceito 1 produto ou serviço/diferentes peças implica a inclusão de tais peças na categoria Campanha Integrada. 

14. A organização pode proceder à correção da inscrição de um trabalho cujo conteúdo não corresponda, nos termos do presente Regulamento, à Categoria com que tenha sido inscrito pela Agência, Produtora, Empresa, Criativo ou Universitário.

15. Os trabalhos publicitários, relativamente a todos os meios a concurso, devem ser inscritos numa das seguintes categorias de Prémios Palmeira:

a) Branding

  • Conjunto de atividades que se destinam exclusivamente à criação e gestão de uma marca.

b) Branding Activation

  • Conjunto de atividades realizadas no âmbito de promoção e ativação da marca através de meios não convencionais de comunicação. A candidatura não pode ser composta por uma só peça e sem demostração da ativação da marca através do meio ou meios de comunicação eleitos. 

c) Publicidade TV

  • Peça televisiva, de carácter persuasivo, referente a um serviço, produto ou marca.

d) Publicidade Rádio 

  • Peça áudio, de carácter persuasivo, referente a um serviço, produto ou marca. 

e) Publicidade Print

  • Peça gráfica, de carácter persuasivo, referente a um serviço, produto ou marca. Devem ser apresentadas provas físicas que comprovam que se trata de uma peça impressa.

f) Publicidade Internet

  • Solução, ou peça publicitária eletrónica, de carácter persuasivo e interativo, referente a um serviço, produto ou marca. 

Nota: deve ser apresentado o relatório de interatividade, alcance, tráfico orgânico ou pago, de entre outros dados

g) Campanha Integrada

  • Conjunto de peças, no quadro da divulgação de uma mensagem homogénea, sobre um mesmo produto ou serviço através de diferentes meios de comunicação.

i) Prémio Júnior Universitário

Qualquer peça publicitária criada por estudantes universitários cabo-verdianos, no decurso da sua formação e durante a vigência do concurso. Podem ser considerados: 

  1. Trabalhos de pesquisa e comprovadamente defendidos e publicados nas áreas de Publicidade, Relações Públicas e Marketing, no decurso do ano em concurso
  2. Peças ou campanhas gráficas ou audiovisuais criadas e comprovadamente divulgadas no seio em qualquer media ou através dos canais institucionais da instituição, no decurso da formação e do período de concurso

16. O Júri procederá à certificação das categorias ao concurso em função dos trabalhos inscritos. 

17. Após a certificação e caso o número de trabalhos justifique, o júri procederá à indicação de uma short list de no mínimo 3 trabalhos. Caso não se atingir esse número a premiação não ocorrerá.

18. A inscrição das peças a concurso significa a aceitação deste regulamento pela entidade que a submete, bem como a sua responsabilidade pelos materiais que inscrever, garantindo, para todos os efeitos legais, terem sido assegurados os direitos inerentes.

19. Os concorrentes autorizam a organização a proceder à exibição pública dos materiais inscritos.

20. As distinções serão feitas através de Prémios PALMEIRA.

21. Os Prémios PALMEIRA serão atribuídos para os melhores trabalhos do ano veiculados através de TV, Rádio, Print, Internet e ainda, ao melhor trabalho de Branding, Branding Activation, Campanha Integrada, Responsabilidade Social, Prémio Júnior Universitário e Prémio Público.

22. Os seguintes prémios serão atribuídos aos melhores trabalhos comprovadamente veiculados através dos meios tradicionais e não tradicionais, durante o ano de vigência do concurso e conforme se segue: 

           22.1.1. Televisão:

  • Publicidade Comercial: Peça de carácter persuasivo para promover uma marca, produto ou serviço para o meio televisão

  • Publicidade Institucional: Peça de carácter institucional para divulgação dos benefícios ou filosofia de uma marca, produto ou serviço para o meio televisão

  • Responsabilidade Social: Peça para o meio televisão de carácter informativo e de sensibilização para determinadas causas socias

  • Branded Content: conteúdo audiovisual relevante para a marca e ainda para estabelecer ou alcançar uma ligação com o consumidor

           22.1.2. Rádio

  • Publicidade comercial: Peça de carácter persuasivo para promover uma marca, produto ou serviço para o meio rádio

  • Publicidade Institucional: Peça de carácter institucional para divulgação de uma marca, produto ou serviço para o meio rádio
  • Responsabilidade Social: Peça para o meio televisão de carácter informativo e de sensibilização para determinadas causas socias

  • Branded Content: Conteúdo relevante para a marca e ainda para estabelecer ou alcançar uma ligação com o consumidor, divulgado no rádio.
     

           22.1.3. PRINT

Peça de carácter persuasivo, institucional e/ou de responsabilidade para a promoção de uma determinada marca, produto ou serviço no meio print e conforme se segue:

  • Publicidade no formato normal ou especial para a imprensa escrita 

  • Publicidade através de Outdoor no formato habitual e ou especial 

  • Publicidade através de Cartaz, no formato habitual e ou especial 

           22.1.4. INTERNET

  • Melhor Utilização de Influenciadores Digitais 
  • Campanha em Redes Sociais 
  • Responsabilidade Social nas Redes Sociais 
  • Branded Content nas Redes Sociais 

           22.1.5. Campanha Integrada

Melhor campanha integrada composta por dois ou mais anúncios divulgados em meios diferentes de comunicação.

           22.1.6. Branding

Para o melhor trabalho de criação e gestão da marca 

           22.1.7. Branding Activation

Para o melhor trabalho de comunicação da marca em meios alterativos de comunicação, designadamente: Ativações na Via Pública; Ativações no Ponto de Venda; Guerrilha; Ativação de Patrocínio, Campanha na Via pública, Ativação em Eventos, Ativação em Festivais ou Feiras; Ativação através das Redes Sociais.

           22.1.8. Prémio Júnior Universitário

Para o melhor trabalho criativo na área de Publicidade, Relações Públicas, Ativação da Marca ou de investigação na área do marketing e/ou publicidade. 

           22.1.9. Prémio Público

Para o trabalho mais votado pelo público consumidor de entre os trabalhos concorrentes através de www.pnp.cv. É baseado apenas no critério de popularidade.

23. O júri poderá ou não atribuir os prémios se a natureza e a qualidade dos trabalhos a concurso assim justificar.

24. O Júri poderá também atribuir menções honrosas dependendo assim da natureza e qualidade dos trabalhos a concurso.
Para a atribuição dos prémios os seguintes critérios serão avaliados:

a) Branding

• Melhor Conceito criativo

• Melhor memória descritiva

• Melhor representação gráfica da marca (curvas, linhas, área de proteção, cores e visualização)

• Melhor Arranjo de Layout (envolve a escolha de tipografia), Imagem e equilíbrio dos elementos.

 

b) Branding Activation

• Melhor Conceito criativo

• Melhor Direção de Arte (atribuído ao Melhor trabalho de visualização)

• Melhor Arranjo de Layout (que envolve o ambiente, a decoração,), Imagem e equilíbrio dos elementos.

•. Melhor interação entre o consumidor e a marca

• Melhor meio de divulgação e alcance

• Melhor registo vídeo, fotográfico e de som

• Melhor manifestação de experiência vivenciada pelo consumidor

 

c) Print

• Melhor Conceito criativo

• Melhor Direção de Arte

• Melhor Arranjo de Layout

• Melhor Copy/Redação

• Melhor Fotografia

• Melhor Ilustração (manual, digital e 3D)

 

d) Televisão

• Melhor Conceito Criativo

• Melhor Realização

• Melhor Copy/Redação

• Melhor Direção de Fotografia

• Melhor Sonoplastia 

 

e) Rádio

• Melhor Conceito Criativo

• Melhor Sonoplastia

• Melhor Redação

• Melhor Edição

 

h) Internet

• Melhor Conceito Criativo

• Melhor design

• Melhor Redação 

• Maior interatividade

• Melhor solução tecnológica

• Melhor experiência do usuário

• Melhor alcance orgânico e pago

 

i) Campanha Integrada

• Melhor conceito criativo

• Melhor Copy/Redação

• Melhor design

• Maior integração/alcance dos media eleitos

• Melhor realização

• Melhor sonoplastia

• Melhor direção de arte

 

h) Júnior Universitário

• Pertinência do tema

• Melhor conceito criativo

• Melhor Copy/redação

• Melhor técnica de comunicação utilizada

• Maior adequação do tema à técnica 

j) Prémio Público

Será o trabalho mais votado pelo grande público, de entre os trabalhos a concurso, através de www.pnp.cv, baseado apenas no critério de popularidade.

26. As candidaturas podem ser apresentadas por Agências, Produtoras, Gráficas, Media, Criativos e Universitários.

27. A cada Prémio Palmeira corresponde a atribuição de um troféu e um diploma.

28. Nos casos em que seja feita prova por terceiros contrariando as informações prestadas e constantes da ficha de inscrição, a organização retirará o prémio que tenha sido obtido por uma agência, produtora ou criativo, com base nas declarações comprovadamente falsas.

29. Os trabalhos serão avaliados por um júri composto de 05 (cinco) elementos, de reconhecido prestígio, da indústria criativa, sendo um deles o presidente, de nacionalidade cabo-verdiana ou estrangeira.

30. Qualquer contestação ou apresentação de eventuais anomalias sobre os trabalhos em concurso deverá ser entregue nas 24 horas seguintes à apresentação pública dos trabalhos em competição, momento que acontece na cerimónia de lançamento oficial do Prémio Nacional de Publicidade, devendo estas posições serem entregues por escrito à Comissão Organizadora, que as encaminhará para o júri sem qualquer análise e comentário.

31. Das decisões do júri, que devem ser lavradas em ata, não há recurso.

32. A seleção dos trabalhos para a atribuição dos prémios correspondentes é efetuada com base em votação, sendo atribuída ao júri a capacidade de escolha, por consenso, dos melhores métodos e mecanismos em que se deve basear a referida votação, não dando lugar a empate.

33. A votação, na plataforma dos Prémios Palmeira, deve conduzir à atribuição dos Prémios Palmeira em cada um dos diferentes meios.

34. O membro do júri que seja criativo ou profissional de uma agência ou de uma produtora com trabalhos em concurso deve abster-se na altura da votação dos materiais respetivos.

35. As dúvidas de interpretação e execução do presente regulamento são resolvidas pela entidade organizadora. 

36. Das decisões da organização quanto à interpretação e execução deste regulamento não há recurso.

37. As taxas de inscrição são as seguintes:

37.1. Publicidade Televisão: 5.000$00

37.2. Publicidade Rádio: 5.000$00

37.3. Publicidade Print: 5.000$00

37.4. Publicidade Internet: 5.000$00

37.5. Branding: 5.000$00

37.6. Branding Activation: 25.000$00

37.7. Campanha Integrada (conjunto de peças integradas no quadro de uma campanha): 25.000$00

37.8. Prémio Júnior Universitário: Isenta de qualquer taxa

38. Os concorrentes devem observar as seguintes especificações técnicas:

a) Branding

• Memória descritiva

• Aplicação do elemento imagético em fundos da mesma cor e a cores

• Redução máxima do elemento imagético

• CD ou DVD com o respetivo ficheiro 

b) Branding Activation

• Conceito criativo

• Elementos imagéticos em suporte eletrónico

• Suporte fotográfico, sonoro e ou vídeo

• CD ou DVD com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

c) Publicidade TV

• O ficheiro enviado por qualquer meio eletrónico devidamente notificado deve ter um minuto de barras e 10 segundos de relógio com elementos de identificação da peça e gravado no formato mp4 720p

• Deve ser enviado a ficha técnica

• Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

d) Publicidade Rádio

• Deve incluir cinco segundos de silêncio no início, seguido de identificação em áudio – produto ou serviço, título e duração.

• Deve ser enviado uma cópia do texto da peça inscrita e a ficha técnica.

• Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

e) Print (poster, folheto, catálogo, brochura, desdobrável, billboard, qualquer outra forma de publicidade veiculada através de imprensa escrita)

• Ficheiro enviado por qualquer meio com notificação de receção contendo a imagem respetiva, gravado em formato PNG

• Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

f. Internet

• Ficheiro enviado por qualquer meio com notificação de receção contendo, os respetivos elementos.

• Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

g. Campanha Integrada

• Ficheiro enviado por qualquer meio com notificação de receção contendo, os respetivos elementos.

• Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

h. Prémio Júnior Universitário

• Síntese do trabalho de investigação enviado por qualquer meio com notificação de receção contendo, os respetivos elementos.

• Ficheiro enviado por qualquer meio com notificação de receção contendo, os respetivos elementos

• Ficheiro em Pen drive com o respetivo ficheiro perante a entrega da candidatura na EME

39. Local de entrega ou para envio das candidaturas

Upload dos trabalhos no site www.pnp.cv

e/ou

Diretamente: 

EME-Marketing & Eventos

“Prémio Nacional de Publicidade”

Avenida Santiago, Caixa Postal 835

Palmarejo, cidade da Praia

Cabo Verde

Nota: Cada peça deve ser acompanhada de:

• Ficha de Inscrição/técnica

40. Divulgação

Os prémios serão divulgados em cerimónia pública, até 60 dias após o término do prazo da entrega das candidaturas. 


 

Categorias de Prémios